top of page

Tudo que você precisa saber sobre o eclipse solar!

Atualizado: 20 de set. de 2023

O eclipse solar está chegando aí! Se nunca acompanhou, saiba que é um evento astronômico fascinante que captura a atenção e a imaginação das pessoas ao redor do mundo, até mesmo os não tão frequentes observadores astronômicos ficam indagados com tal maravilha!


Se você é um astrônomo ou não, aposto que se sente realizado por poder presenciar isso uma vez na vida, até porque o céu irá assumir uma aparência única vista apenas muito raramente.



Confira tudo que você precisa saber para a observação de um eclipse.


Nesse artigo você verá:

  • Data e hora do eclipse em sua região

  • Condições climáticas para melhor observação

  • Dicas de segurança para observação sem e com equipamento



Data e hora específicas para o eclipse solar


A visibilidade de um eclipse solar varia de acordo com a localização geográfica.

Todos os eclipses solares (totais) são visíveis apenas em pontos específicos do planeta, tornando-o um evento raro e de curta duração.



Porém os brasileiros ganharam vantagem vantagem dessa vez. Os nordestinos irão presenciar, no dia 14 de outubro, um eclipse solar total.



As outras partes do Brasil verão o eclipse de maneira parcial. Para saber exatamente a hora que o eclipse será visível em sua cidade é bem fácil, não irá precisar sair buscando em todo canto, basta ir até o site timeanddate.com, ir em “sun and moon”, depois em “eclipses” e por último, colocar o nome da sua cidade na barra de pesquisas.



tutorial_para_localização_do_eclipse_solar
tutorial_para_localização_do_eclipse_solar


tutorial_para_localização_do_eclipse_solar
tutorial_para_localização_do_eclipse_solar




tutorial_para_localização_do_eclipse_solar
tutorial_para_localização_do_eclipse_solar


Pronto! Agora você saberá exatamente como será a sua visibilidade do eclipse!



Condições necessárias para o eclipse solar


Agora que seus olhos já brilharam com a ideia de poder presenciar um eclipse ao vivo em 3d, vamos para as condições para sua visualização:


Além de um céu limpo, é importante ter uma visibilidade desobstruída, ou seja que não é o ideal haver obstáculos, como prédios, árvores ou montanhas, bloqueando a visão do Sol durante o eclipse. Saia um pouquinho da sua casa para aproveitar melhor! ;)


Baixa umidade: umidade excessiva no ar pode criar uma névoa ou uma camada de nuvens baixas, o que pode reduzir a visibilidade durante o eclipse. Condições de baixa umidade são mais favoráveis para observar o evento com clareza.


É bom que não haja chuva também, para evitar uma experiência não tão agradável


A localização geográfica também pode influenciar as condições climáticas.

Algumas regiões são conhecidas por terem céus mais limpos e menos precipitação, enquanto outras podem ser mais propensas a nuvens e chuvas.



Se ficou desanimado com as condições climáticas de sua região, não se esqueça que elas podem mudar! mesmo que seja de última hora!


IMPORTANTE! Indicações para não fritar seus olhos com o eclipse solar:


Não olhe em hipótese nenhuma diretamente para o eclipse com telescópio. Mesmo a olho nu, olhando de maneira rápida, pode ser perigoso por conta das radiações invisíveis do Sol. A não ser que queira que sua retina descole em menos de 5 segundos, mesmo que o Sol esteja parcialmente coberto pela Lua durante um eclipse, sua intensidade ainda é perigosa para a visão.


O mais indicado, seria óculos de eclipse solar aprovados, e não pense que óculos de sol convencional lhe ajuda porque não vai, aqui vai alguns truques para ter um pouco mais de segurança e visualizar o eclipse:


  • Use uma máscara de soldador, ( é engraçado mais ajuda)


  • Projeção: você pode fazer isso construindo uma caixa de projeção simples, onde um pequeno orifício na parte superior permite que a luz solar passe e projete a imagem do Sol em uma superfície branca na parte interna da caixa. Dessa forma, você pode observar o eclipse indiretamente, olhando para a projeção sem olhar diretamente para o Sol. (No youtube você encontra vários tutoriais de como montar sua caixa)


Telescópios durante a observação do eclipse solar:


O Sol emite uma quantidade significativa de radiação que pode ser prejudicial aos olhos, mesmo que seja parcialmente bloqueada durante um eclipse


A ampliação dos telescópios pode intensificar essa radiação, aumentando ainda mais o risco de danos oculares.


Portanto, para a sua segurança, é altamente recomendado não usar um telescópio normal sem os filtros solares ( especificamente projetados para proteger seus olhos) para observar o Sol durante um eclipse solar.



Agora que está ciente de tudo isso, desfrute desse espetáculo astronômico que certamente deixará uma marca em sua memória. Celebre a beleza e a maravilha que é o universo!


Se tem interesse em filtros solares para usar no seu telescópio, pode dar uma olhadinha nos modelos que temos disponíveis, qualquer dúvida, pode nos chamar no insta, será um prazer atende-lo!


confira clicando aqui:





Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page