top of page

O melhor telescópio para iniciantes

Atualizado: 20 de set. de 2023

Há muito o que descobrir quando se é iniciante no mundo da astronomia. Quando se pensa em um primeiro telescópio para iniciantes, qual o melhor para se escolher, entre tantas variedades?


Você tem que procurar um que seja mais prático para o seu estilo de vida, e a melhor forma de se fazer isso, é tendo um conhecimento básico sobre as diferentes montagens, tamanhos e tipos de telescópio para iniciantes e, lógico, se irão caber no orçamento.


Neste artigo você verá:

  • Quanto maior melhor? Ampliação

  • Montagem

  • Tipos de telescópio para iniciantes

  • Custo


Quanto maior melhor, ou será que não?


A principal especificação que você deve considerar ao escolher um telescópio é sua abertura, que é o diâmetro de seu espelho ou lente principal. Quanto maior o diâmetro, mais luz entra no telescópio, isso faz com que você consiga ver objetos com menos luz, e ainda consegue ver mais detalhes em objetos brilhantes que estão próximos, como a Lua.


Os telescópios com diâmetros de 70mm e 80mm são ótimos para visualizar objetos do sistema solar como: os planetas, a nossa lua e as luas de Júpiter. Ver Netuno e Urano pode ser difícil com um alcance tão pequeno, mas não é impossível. Um telescópio desse tamanho é provavelmente um bom ponto de partida quando se é um completo iniciante.



Se você quiser melhorar a observação das estrelas e ver objetos mais “apagados” no céu profundo, como aglomerados de estrelas, galáxias e nebulosas, será necessário algo maior que 70mm e 80mm. Mas antes de ir para um telescópio maior, você deve considerar que usar um telescópio maior te trará limitações físicas.


Você vai conseguir levá-lo para o quintal toda vez que for usá-lo? Você conseguirá transportar ele em caso de evento de observação de estrelas? Você quer que seja algo que crianças pequenas consigam usar? Se esses pontos forem tranquilos para você, telescópio de 114mm e 130 mm são ideais para observações do céu profundo.


Enfim, a abertura de um telescópio é mais importante do que sua ampliação, embora a ampliação seja um recurso que é muito disseminado. A ampliação depende tanto da distância focal do telescópio, quanto da ocular que você está usando, portanto, se você tiver oculares diferentes, poderá alterar a ampliação do seu telescópio.


Mas a abertura é quem determina quantos detalhes você conseguirá ver mesmo se tiver uma grande ampliação.


Ter um pequeno telescópio com uma grande ampliação só aumentará o zoom, podendo até mesmo trazer uma imagem borrada, porque seu telescópio não consegue coletar luz suficiente para permitir que você veja mais detalhes.


As condições atmosféricas também podem limitar os detalhes que você vê. Mesmo com os céus mais claros, nossa atmosfera faz com que os detalhes sejam perdidos, então a ampliação só vai mais longe. O resultado disso é que: a ampliação não é tudo! Uma ampliação de mais de 200x não trará muitos benefícios para um telescópio iniciante.

Calculando a ampliação -

Você pode calcular a ampliação sozinho dividindo a distância focal do telescópio pela distância focal da ocular. Ambos os números sempre estarão disponíveis.


Montagem


Outro aspecto de um telescópio que você precisa considerar é sua montagem. É o que mantém o telescópio estável e permite que você o gire suavemente para ver diferentes partes do céu. Existem 2 tipos principais de montagens: azimutal e a equatorial.

Esses dois tipos de montagem estão disponíveis em na Uranum.


Uma montagem azimutal é como um tripé fotográfico: ela se mexe para cima e para baixo (altitude) e da esquerda para a direita (azimute).


Já as montagens equatoriais têm 2 eixos, sendo um deles alinhado com o eixo de rotação da Terra. Isso permite que você mova facilmente o telescópio para rastrear um objeto enquanto ele se move pelo céu durante a noite.


As montagens equatoriais são um pouco menos intuitivas para iniciantes. No entanto, se você estiver realmente interessado em rastrear objetos enquanto eles se movem pelo céu noturno, considere uma montagem equatorial.


Existem também telescópios com montagens computadorizadas que permitem escolher o objeto que se deseja visualizar em um banco de dados e, em seguida, o telescópio se move automaticamente para esse objeto. Mas esse tipo de montagem pode ser um pouco complicada para iniciantes.


Tipos de telescópio para iniciantes


Telescópios Refratores


Os telescópios refratores usam um jogo de lentes para focalizar as imagens na ocular, eles são bem intuitivos para utilizar. Porém, os telescópios refratores com diâmetros maiores que 70mm podem se tornar muito caros e inviabilizar a compra.


Mas um benefício interessante é que eles exigem menos manutenção do que os refletores, você só precisa manter as lentes limpas, guardar ele em um lugar seguro de poeira e incidência solar e pronto, bem prático mesmo!

Temos aqui por exemplo o modelo de telescópio refrator 70MM PEGASUS-1 Uranum; Por ser um refrator não exige uma manutenção complexa, bastando limpar bem suas lentes. Além de ser facilmente transportado devido ao seu tamanho e sua bolsa de transporte (já inclusa).

Ideal para você que quer observar o espaço mas não quer ter tanto trabalho na manutenção.

Rápido e prático:


Telescópio refrator para iniciantes

CLIQUE PARA TER ACESSO AO TELESCÓPIO REFRATOR:



Telescópio para iniciantes - refletores


Os telescópios refletores usam espelhos para focalizar a imagem na ocular, a manutenção dele é necessária porque os espelhos podem ficar desalinhados, especialmente se o telescópio estiver sendo muito movimentado.

Os tubos dos telescópios refletores são abertos, então pode entrar poeira, exigindo limpeza constante. Outra coisa a considerar é que as superfícies do espelho precisam ser revestidas com alumínio a cada 10/20 anos.

Embora os refletores exijam um pouco mais de manutenção, os espelhos são mais baratos de fabricar do que as lentes; portanto, os telescópios refletores costumam ter uma melhor relação custo-benefício.


Você pode obter um telescópio refletor pelo mesmo preço de um telescópio refrator, mas com uma abertura bem maior. Por exemplo, no site da Uranum temos dois telescópios refletores com excelentes custo benefício.

Composto de espelhos, o modelo 114MM PERSEUS Uranum, traz uma melhor qualidade de imagem, mas necessita de um pouco mais de cuidado por ser do tipo refletor. O uso de espelhos exige um cuidado maior com a manutenção e o transporte.

Ideal para iniciantes que querem ir mais a fundo na astronomia!



Telescópio refletor

CLIQUE PARA TER ACESSO AO TELESCÓPIO:



Astrofotografia


Você pode conectar um smartphone à maioria dos telescópios usando um adaptador de celular, ele é bem prático de se usar.


Uma dica importante é que usar um celular para astrofotografia funciona bem para objetos brilhantes como a Lua ou Júpiter e suas luas, mas em alguns outros objetos não funcionará tãoo bem.


Os smartphones mais recentes têm modos de fotografia para o céu noturno, que podem realçar as cores dos objetos mais brilhantes do céu profundo, como até mesmo Nebulosa de Orion! Vale a pena dedicar um tempo para estudar o seu novo hobie.


Custo


Com telescópios, você tem o que você paga. Qualquer coisa muito barata, pode ser muito frustrante de usar e não vai lhe fornecer muita satisfação na visualização.


A faixa de preço inicial para um telescópio iniciante de boa qualidade é de cerca de R$600, ou seja, se você não quiser investir muito e quer qualidade, o modelo Pegasus-1( 70mm de abertura e montagem azimutal) da Uranum te atenderá bem!



Já telescópios maiores e mais caros permitirão que você veja objetos com menos luz( ou seja, objetos que irradiam menos luz e estão mais distantes), ou seja, sua experiência de visualização será melhor.


Se você quer começar com um telescópio bom e não se importa com o preço e sim com o custo/benefício, telescópios como esse Perseus (114mm e montagem equatorial) tem a média de preço de 1500 reais.




O Andrômeda (130mm e montagem equatorial) tem a média de preço de 1900 reais.

Por ter 130mm, ele trás uma excelente qualidade de imagem e por sua montagem ser equatorial, trás um conforto a mais na hora de apontar para os astros desejados. Ideal para aqueles que querem realmente entrar de cabeça na astronomia e ter o melhor para as suas observações!


Telescópio refletor equatorial

CONFIRA ELE AQUI:


Eles são mais caros, porém o custo/ benefício vale muito a pena!


Iniciar no mundo da astronomia é mágico, mas não se esqueça que é um hobie que você terá que se dedicar. Aproveite as estrelas!









Posts recentes

Ver tudo
bottom of page